10 Dicas de ouro para otimizar a gestão do Consultório

Cursos de aprimoramento, compra de equipamentos mais modernos, a fim de atender melhor os clientes; local agradável e de fácil acesso… Tudo isso é importante para o bom andamento de um consultório odontológico. Contudo, a gestão do seu negócio também é um ponto essencial. Este é um item que não pode ser esquecido pelos dentistas, pois faz toda a diferença para o faturamento.
Por isso, neste artigo, daremos 10 dicas importantes para dentistas melhorarem a gestão do seu consultório. Confira e coloque em prática!

Dica 1 – Confirmar as Consultas

Para não perder tempo e otimizar os atendimentos no consultório é bom confirmar a consulta dos pacientes com, pelo menos, 24 horas de antecedência. Com as novas tecnologias isso pode ser feito facilmente, seja por SMS, Facebook ou WhatsApp. Além do tempo economizado, essa prática simples evita prejuízos desnecessários, causados por pacientes que não aparecem nas consultas, deixando lacunas improdutivas na agenda do profissional.

Dica 2 – Reagendar Consultas

Surgiu um imprevisto ou aquele congresso que você tanto esperava já tem data para ocorrer? Não se esqueça de reagendar as consultas com os pacientes que já estavam marcados naquele dia. Essa é uma atitude que ajuda a fidelizar os clientes e que evita prejuízos à imagem do consultório.

Dica 3 – Anotar as Despesas Mensais

Precisou comprar luvas de emergência ou apareceram gastos extras no consultório? Não se esqueça de incluir essas despesas na planilha mensal. Assim, fica bem mais fácil fazer o fluxo de caixa e saber quanto realmente está ganhando.

Dica 4 – Software de Gestão

Para auxiliar na gestão, o uso de um software é essencial. Ele otimiza o andamento das atividades no consultório odontológico, além de facilitar a interação entre os funcionários.

Dica 5 – Mundo Digital

Esta frase nunca foi tão verdadeira como é nos dias atuais: quem não aparece, não é lembrado! Manter canais de comunicação com os clientes está cada dia mais fácil. Para isso, basta criar uma página de seu consultório nas redes sociais. Com ela, o dentista poderá manter um contato mais direto com o paciente e, até mesmo, saber o que ele achou do serviço.gestao consultorio esenz

Dica 6 – Público

Qual é o perfil do cliente que frequenta seu consultório? Conseguir responder a esta pergunta é essencial para poder interagir com o público de interesse e criar ações de marketing que possam atender este perfil.

Dica 7 – Benefícios aos Clientes

Quem não gosta de chegar a um lugar e levar um brinde? Ou até mesmo de receber um desconto no pagamento? Para manter o cliente fiel, ofereça kits bucais ou planos de fidelização, do tipo depois de 10 consultas, ganhe um brinde. Isso ajuda a manter o cliente.

Dica 8 – Planejamento

Planejar aonde quer chegar é importante. Planejamento é palavra essencial para uma boa gestão do consultório. Realize reuniões mensais para avaliar os resultados. A ideia é corrigir erros e otimizar o desempenho.

Dica 9 – Atendimento ao Cliente

Não adianta nada ter um consultório em um lugar de fácil acesso se o atendimento não satisfaz as necessidades do cliente. Todo paciente precisa ser atendido com simpatia, com procedimentos de qualidade e com respeito.

Dica 10 – Lista de Materiais

A gente sabe que sempre aparece uma emergência ou outra, mas fazer uma lista básica de materiais para o estoque do consultório ajuda a economizar. Compre os itens que serão usados com periodicidade, pelo menos, quinzenal. Dessa forma, fica mais fácil evitar falhas no atendimento por falta de materiais e equipamentos.
Se você está em busca de praticidade na gestão do seu estoque de produtos odontológicos, converse com a equipe da Esenz. Nós podemos ajudá-lo neste processo! http://www.esenz.com.br

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